HIGIENE MENTAL, PEDAGOGIA E PSICOTERAPIA

Sendo o Espiritismo a Doutrina do homem integral, seus livros básicos são, consequentemente, verdadeiros tratados de Pedagogia Integral, de Higiene Mental, de Psicoterapia, valiosos para todas as circunstâncias da vida. À medida que o aprendiz lhe penetra os ensinos, mais se felicita e aprimora, tendo ensejo de lobrigar mais amplos descortinos para a sua jornada imortalista. Livro: Lampadário Espírita Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Joanna de Ângelis FEB – Federação Espírita Brasileira

sábado, 12 de dezembro de 2009




Fábula [do latim fabula ou fabella,] - 1. Estória de caráter popular ou artístico. 2. Narração breve de cunho imaginário e alegórico, em que tradicionalmente animais protagonizam lições de vida.

Factual [do latim factu + -al] – 1. Relativo a, ou que se fundamenta em fatos. 2. Estudo de fatos. (Variante: fatual)

Faculdade [do latim facultate] - 1. Capacidade ou poder de fazer alguma coisa. 2. Aptidão inata; disposição, tendência, talento, dom. 3. Liberdade de ação, consentimento, licença, permissão. 3. Direito, privilégio. 4. Escola de nível superior.

Falange [do grego phálagx, pelo latim phalange] - Conjunto de Espíritos sob a mesma direção e com idênticos objetivo

Falso [do latim falsu] - 1. Contrário à realidade. 2. Fictício, enganoso, infundado, inexato.

Fanático [do latim fanaticu] - 1. Aquele que se julga iluminado, inspirado por uma divindade. 2. Intolerante ideológico ou religioso.

Fatal [do latim fatale] – 1. Que tem de ser; determinado; irrevogável, inevitável. 2. Final, improrrogável. 3. Desastroso, nocivo; funesto, mortal, letal.

Fatalidade [do latim fatalitate] - 1. Que tem de ser, irrevogável, inevitável; destino. 2. Desgraça; sucesso ruinoso. 3. Para o Espiritismo, a única fatalidade da vida material é a morte biológica, com a conseqüente desencarnação do Espírito. Ver: Livre-arbítrio.

Fatalismo [do latim fatale + -ismo] - Corrente filosófica segundo a qual as coisas estão predeterminadas e se produzirão, apesar do esforço contrário da inteligência e da vontade. Observação: o Espiritismo não se vincula a tal modo de ver e interpretar os fatos da vida. Ver: Livre-arbítrio.

Fato [do latim factu] - 1. Ação; coisa feita; acontecimento. 2. Aquilo que é real; evidente.

[do latim fide] - 1. Crença religiosa. 2. Atitude mental que consiste em crer, implicando habitualmente em compromisso prático. 3. Convicção; crédito na existência de certo fato. 4. Asseveração de algum fato. 5. Para a Doutrina Espírita, a fé precisa ser atitude racional, lógica, de acreditar porque compreende.

Felonia [do francês félonie] – 1. Deslealdade; traição. 2. Crueldade; ferocidade.

Fenômeno [do latim phaenomenon] – 1. Tudo o que impressiona os sentidos humanos ou a consciência. 2. Prodígio; aquilo que é raro e surpreendente. 3. Tudo o que possua característica de anormal ou de extraordinário.

Ferrenho [do latim ferrignu] – Duro; que não cede; inflexível; intransigente.

Fetichismo – Culto a certos objetos inanimados, com a crença de que os espíritos a eles se ligam, passando a representá-los. Ver: Amuleto; Talismã

Ficção [do latim fictione] - 1. Ato ou efeito de simular, fingir, mentir. 2. Imaginário, fantasia, invenção, criação. 3. Narrativa que inventa; termo usado geralmente como sinônimo de prosa.

Ficha cármica - Onde se registra na Espiritualidade a contabilidade das ações de cada Espírito, com os seus créditos e débitos existenciais. O mesmo que registro(s) akásico

Filiação [do latim filiatione] – 1. Ato ou efeito de filiar. 2. Designação dos pais de alguém. 3. Ascendência de superior para inferior. 4. Origem; procedência.

Filosofia [do latim philosophia] - Estudo que, tomando o homem como o centro de suas cogitações, busca a compreensão da realidade, procurando apreendê-la na sua totalidade, da essência e natureza das coisas, dos valores e princípios da existência, à conduta e ao destino humano.

Finalismo [do latim finale + -ismo] - Doutrina filosófica que sustenta que, na natureza, nada se faz em vão, que todo o ser tem um fim.


Fio prateado - O mesmo que cordão fluídico.

Firmar [do latim firmare] – 1. Tornar firme; fixar; estabilizar. 2. Abonar, afiançar. 3. Sancionar; assinar; confirmar; ratificar. 4. Assentar com segurança; apoiar; suster; amparar. 5. Combinar, estabelecer, pactuar. 6. Inscrever; gravar. 7. Basear, fundamentar.

Fixação mental - Obsessão de si mesmo, auto-obsessão.

Fluídico [do latim fluid(u) + -ico] - 1. Relativo ou semelhante a fluido. 2. Etérico ou imponderável. Ver: Fluido.

Fluido [do latim fluidu] - 1. Fluídico. 2. Diz-se das substâncias líquidas ou gasosas. 3. Que corre ou se expande à maneira de um líquido ou gás. 4. As emanações energéticas ou alterações do Fluido Universal, trabalhadas em um processo orgânico ou perispiritual. Ver: Eflúvio, Fluídico, Fluido universal, Fluido vital.

Fluido cósmico - Ver: Fluido universal

Fluido cósmico universal - Elemento primário na formação de toda a matéria, é dele que são derivados todos os elementos conhecidos. O mesmo que fluido  universal

Fluido universal - 1. Plasma divino, hausto do Criador, elemento primordial em que vibram e vivem constelações e sóis, mundos e seres. 2. É o princípio material do universo, do qual se derivam todas as coisas materiais mediante alterações e combinações ainda insondáveis. 3. As matérias derivadas do fluido universal apresentam-se nos estados sólido, líquido, gasoso e no estado fluídico propriamente dito, também chamado de fluido espiritual, tanto que, enquanto os três primeiros podem ser manipulados pela mão do homem, o último é sensível ao poder do pensamento e da vontade dos Espíritos.

Fluido vital - Princípio orgânico extraído do fluido universal, com a propriedade de animar todos os seres vivos, e que retorna ao depósito da natureza quando do processo de morte biológica

Fluidoterapia [do latim e do grego, respectivamente: fluidu + therapeía] - É o tratamento feito com fluidos: passes, irradiação, água magnetizada.

Fobia [da raiz grega phob < phobéomai + -ia] - 1. Designação dada às diversas espécies de medo mórbido. 2. Aversão, horror instintivo e irreprimível a alguma

Folclore [do inglês folk-lore] - Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes.

Força [do latim fortia]- 1. Energia física ou moral. 2. Esforço necessário para fazer alguma coisa. 3. Intensidade, veemência. 4. Impulso, incitamento. 5. Todo agente capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de um corpo.
Formas-pensamento - São as idéias projetadas pela mente humana e materializadas no mundo espiritual, construções substanciais na esfera da alma que se mantêm pela força de sustentação de nossos pensamentos. Ver: Ideoplastia e Imagens-molde.
formulação de conceitos e de relacionamentos lógicos.

Fratricida [do latim fratricida] - Relativo a guerras civis. Quem assassina irmão ou irmã.

Frívolo [do latim frivolu] - 1. Sem importância, insignificante, 2. Fútil, leviano.

Fútil [do latim futile] – 1. Que tem pouco ou nenhum valor; insignificante. 2. Frívolo; vão.

FELICIDADE[ Estado de quem é feliz, ventura, êxito A felicidade é a única fatalidade do Homem, já que este foi criado para ser feliz.
Só é feliz aquele que está em harmonia consigo mesmo e com os outros. Tal estado depende da interiorização e do cumprimento integral das Leis Divinas.

“O Evangelho Segundo O Espiritismo”- Kardec, Allan; Cap.V.

0 comentários: